domingo, 5 de maio de 2013

Cuidados ao assinar contrato em uma gravadora !


Os músicos costumam a ter um sonho em comum: o de gravar seu trabalho. Quando esse projeto começa a ser concretizado, surge então "o dilema": é mais vantajoso encarar um projeto independente ou seria mais interessante entregá-lo nas mãos de quem tem mais experiência, nesse caso, uma gravadora?

Depois do ministério "Toque no Altar" presenciar, em fevereiro de 2007, a saída de alguns de seus membros, outros casos acontecem pelo país. O mais repercutido foi o da Cassiane, conhecida como fenômeno da música pentecostal, que teve problemas ao lançar o CD "Faça a Diferença" por seu então empreendimento Reuel Music , antes de romper oficialmente com sua antiga gravadora, MK music.

O CD "Faça a Diferença", lançado em dezembro de 2007, foi proibido de ser comercializado por uma decisão da ª Vara Cível da Ilha do Governador, no Estado do Rio de Janeiro, sob pena de R$ 5 por unidade encontrada no mercado . O dilema entra Cassiane e MK repercutiu ao ponto de ser transparecido no programa Raul Gil , onde a cantora mostrou o seu descontentamento com a posição de sua antiga gravadora .

Após ter o prazo de 10  dias para cumprir a ordem judicial , Cassiane respirou aliviada com a decisão favorável a ela expedida posteriormente por um desembargador no mês de Fevereiro de 2008.

Calma, atenção e orientação são indispensável no momento em que se decide assinar um contrato com uma gravadora. Ficar de olho nas clausulas descristas e renegociá-las antes da assinatura.
É necessário atentar para a vigência do contrato, obrigações assumidas pela gravadora e para a amplitude dos direitos que estão sendo cedidos no ato da assinatura, assim como para as multas impostas às partes em caso de descumprimento.
E no caso de suspensão da multa por rescisão contratual é necessária uma negociação prévia entre as partes, ou seja, do que está disposto no contrato, e ainda da verificação de cumprimento das obrigações o artista também fica desobrigado a continuar a relação com ela. Nesse caso, a rescisão motivada poderia isentá-lo do pagamento de multa.

Se você , caro leitor sonha em ser um grande cantor gospel , fique atento !

3 comentários:

  1. Verdade!!...essas gravadoras pensam que os cantores serão delas pra sempre!!

    Assim como Cassiane, Shirley tb sofreu algo parecido na Art Gospel, só que os dirigentes da Art pareceram ser um pouco mais convertidos!

    Pra quem não sabe, depois do cd Página Virada, Shirley quis sair da Art Gospel e estava certa disso....só q lá no finalzinho da última folha do contrato estava algo escrito com letras bem pequenas que o contrato poderia ser prorrogado por mais 3 anos!!...então aconteceu uma discussão judicial entre Shirley, que quando assinou o contrato assinou por 3 anos e Art Gospel que dizia q ela ainda teria mais 3 anos de gravadora....shirley passou 02 anos sem gravar...depois entraram em acordo....iria gravar mais 02 cds e aí poderia sair!!

    Essas gravadoras poderiam ser mais inteligentes...vai que essas cantoras resolvem voltar???...coisa q acho muito difícil depois de tudo que aconteceu com essas levitas.

    ResponderExcluir
  2. O nome dessa renovação automática é chamada "opção" e é uma das formas de enganar os músicos mais inexperientes. Estou me informando sobre isso pra também não cair em cilada.

    ResponderExcluir
  3. Assinei um contrato com uma gravadora estou esperando a 6 meses e nada mas no contrato diz que eles tem prazo de 60 dias para entregar a gravação da canção entrei com um processo gravadora muito conhecida atualmente muito triste ver pessoas que se dizem cristãos fazerem isso com pessoas que ralaram tanto pra conseguir dar início a um projeto

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Não nos responsabilizamos pelos comentários postados AQUI, nenhum deles expressam a nossa opinião, e sim a dos nossos leitores!