domingo, 18 de agosto de 2013

Lilian Lopes: Análise do CD "Vento de Adoração"

Conforme muitos leitores nos pediram, eis que estamos analisando o CD "Vento de Adoração" da cantora Lilian Lopes, que recentemente fora contratada pela globo gospel. 
A cantora é esposa do produtor Rogério Vieira, o mesmo que está assinando a produção deste seu primeiraço CD, com direito á 15 canções. Vale ressaltar que o álbum "Vento de Adoração" é "ao vivo" e está apenas sendo distribuido pela MK music, inicialmente com uma tiragem de 5 mil cópias.
O encarte veio no melhor estilo, e nos revelou uma boa idéia de quem está apenas começando no ramo da música gospel. Lilian por sua vez não é apenas uma cantora qualquer, ela também atua como compositora em algumas faixas. E teve uma participação na letra da canção "Quero Voltar" de Léa mendonça, faixa oriunda do CD "Profetizando Vida" (lançamento).

Neste CD de estréia, a cantora Lilian abusou de suas composições, evidenciando o tema "adoração" e frisando em cada nota a real intenção de levar o povo de Deus a adorá-lo. Nesta análise seremos um pouco mais objetivos, somente pelo fato do CD conter 15 faixas.

Aos Teus Pés:
Acompanhada de um singelo teclado e um ritmo bem lento, "Aos Teus Pés" é a primeira faixa do CD. Trazendo consigo uma letra de rendição ao Senhor, frisando em evidenciar o amor por Jesus. Ressaltando que essa canção é de composição da própria Lilian.
O início pode até não te convencer está diante de uma canção de excelência, mas no decorrer da melodia você pode perceber que há uma riqueza na letra que emociona quem a escuta.

Teu Amor:
A segunda faixa também é assinada pela cantora e tem por responsabilidade ser a canção "carro-chefe" do CD, sendo destaque em várias rádios do Brasil. Lilian revela sua intimidade espiritual nesta faixa, onde a mesma refere-se ao Senhor com o pronome  "você", que ao meu parecer é uma expressão de intimidade.
De todos os modos, é uma canção mediana, e a semelhança com a voz de alguma outra cantora é perceptível, somente não consigo descobri se é Pamela, Liz Lanne ou Jozyanne.

Hosana:
Canção que enaltece ao nosso Deus. Apesar de ter uma letra boa, esta música merecia ser mais trabalhada.

Abro Mão de Mim:
Composta por Davi Fernandes e Renato Cesar, "Abro mão de mim" é uma canção com uma letra bem madura, que traz consigo uma melodia envolvente. A interpretação da cantora foi espetacular, em alguns momentos pensei que estivesse ouvindo Elyssa Gomes.

"Haja o que houver", "Fui Chamado" ,"No Centro do Teu Coração":
São canções que incorporam o CD, "Haja o que Houver" trazendo um estilo bem tímido no inicio, mas acaba se encontrando no deslanche. "Fui chamado" com um batida pop-rock bem envolvente. "No Centro do Teu Coração", nos pareceu ser uma canção bem expontânea, edificadora e emocionante.

Coração igual ao Teu:
Esta faixa traz uma mensagem missionária, onde Lilian expressa o seu desejo de ir levar a palavra aos que nescessitam. Mas primeiro ela pede o dicernimento, e um coração igual ao do Senhor.
Musicalmente estamos diante de uma canção de excelência, com ritmo tocante e intrepidez na interpretação. Até aqui é uma das melhores.

"Eu Sou de Deus","Meu Tudo":
O pop-rock imperou na canção "Eu sou de Deus", que traz a mensagem de testificação do que o Senhor faz na vida de uma pessoa. Percebemos que "Meu Tudo" é também uma canção de adoração expontânea, com uma letra basicamente clichê. Mas não posso esconder que é uma linda canção.

Manancial de Vida:
O toque de teclado inicial nos dá uma curiosidade de ouvir a faixa por inteiro. "Manancial de vida" segue o estilo adoração, com uma letra poderosa e uma interpretação ímpar. É uma boa dica para quem gosta de desfrutar de uma boa e reflexível canção.

"Seguro","Humano","Vendavais":
A faixa "seguro" é um leve pop-rock bem chiclete. "Humano" uma canção de adoração á Deus onde Lilian expressa sua simplicidade e dependência de Cristo. "Vendavais" tem uma levada bem gostosa de se escutar. Nos traz a memória canções do Diante  do Trono.

Pro Teu Louvor:
Fechando o disco, "Pro Teu Louvor" tem um ritmo pop com uma letra bem fácil de ser assimilada. 

Conclusão:
Lilian Lopes nos trouxe um disco bem original, e um exemplo de coragem ímpar. Mesmo não sendo tão conceituada, teve a ousadia e seguranda de assinar praticamente todas as composições de seu primeiro álbum. E em momento algúm a mesma fugiu do tema.

Nota: 9

37 comentários:

  1. Respostas
    1. Sqñ.. já deu adeus a Mk.. teve seus 5 minutos MKsianos

      Excluir
  2. Que análise POWER, esse blog tem melhorado e muito no quesito análises. Essa me deixou com muita curiosidade de escutar esse CD. Parabéns ao blog

    ResponderExcluir
  3. Acho q vc trocou alguns nomes das músicas como por exemplo: Vendavais e Humano... Mas apesar disso o CD está lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ajustamos, valeu pelo toque amigo!

      rs

      Excluir
    2. Sem querer ser chato, mas já sendo rs.
      Segue abaixo os nomes das músicas:

      1 - Aos Teus Pés
      2 - Teu Amor
      3 - Hosana
      4 - Abro Mão de Mim
      5 - Haja o Que Houver
      6 - Fui Chamado
      7 - No Centro do Teu Coração
      8 - Coração Igual ao Teu
      9 - Eu Sou de Deus
      10 - Meu Tudo
      11 - Manancial da Vida
      12 - Seguro
      13 - Humano
      14 - Vendavais
      15 - Pro Teu Louvor

      Abraços!!! Curto demais seu BLOG.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amei a sua analise!Muito profissional madura e direta!Eu só tenho a agradecer a DEUS por vc ter realmente entendido o sentido em DEUS de cada canção...Vc foi muito profundo ao falar das musicas.Obrigada por tudo!Obrigada pela força e carinho.Conte comigo sempre sempre.E quero agradecer por cada um que deixou seu comentario aqui...Estou lendo todos!Lilian Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que chiqueee, é uma honra ouvir seu CD...
      Você sempre simpática, dando um banho de simplicidade nos burgueses "nariz em pé" da música gospel.

      Excluir
    2. Que honra tê-la em meu humilde blog. Você é uma benção, espero que você tenha sucesso em seu trabalho, e continue sempre assim HUMILDE E SIMPÁTICA!

      Lembre-se de nós quando estiver no ápice!

      Excluir
    3. uhu Cd TA Lindo msm eo blog ta ficando chic ein

      Excluir
  6. já vou compra manhã esse CD!! parabéns Lilian Lopes! já sou um grande admirador do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Também gostei muito do cd. A princípio Não pensei que ia gostar tanto :D gostei principalmente das faixas Dono do teu amor e Além de ti:) ouço e reouço várias vezes. A cantora Lilian Começou com o pé direito. Que Deus continue abençoando seu ministério:)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Raramente eu leio analises tão bem feitas como essa!!! Com uma critica objetiva, v conseguiu perceber com sensibilidade o que Deus queria trazer para a Lilian Lopes nesse projeto!!! Parabens ao autor! e conte comigo no que precisar. ROGERIO VIEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ficando até convencido com seu comentário. É uma honra tê-lo por aqui!

      Excluir
  10. esse blog tá xique!!!!!! Rogério Vieira e sua esposa são um exemplo de humildade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo? rsrsrs

      Depois de Gisele, Jean (do Oficina G3) e até Wilian Nascimento.

      Excluir
    2. Gisele e Wilian ?? Em qual matéria ?? me mande o link ai !!

      Excluir
  11. Quando comecei a ler a postagem achei que o FNCG queria puxar sardinha pro lado da cantora, mas ao ouvir o cd e constatei que realmente é muito bom! As canções são bem elaboradas, voz da cantora na medida certa, sem exageros na produção, simplesmente perfeito. Espero que a cantora Lilian Lopes não deixe essa essência de adorador, não deixe que o estrelismo gospel te tire do foco que é JESUS! O cd já faz parte da minha coleção e estou aguardando ansiosamente o play-back. Parabéns Lilian e Rogério pelo belíssimo trabalho! Bjkas... Aline Lubanco.

    ResponderExcluir
  12. Na minha humilde opinião a analise foi perfeita. Acompanhei a gestação e o nascimento deste bebê (CD). Posso dizer com tranquilidade que foi gerado com muito amor, zelo, carinho e responsabilidade com a palavra de Deus. A este blog, meus parabéns. A Lilian Lopes e ao Rogério seu esposo e produtor, meu desejo de que Deus os faça voar a cada dia mais alto e mais longe, ganhem as nações, sejam luz!!!

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe me dizer se a Mk lançará o PLAY-BACK deste lindo CD?

    ResponderExcluir
  14. Achei a Voz na FAIXA TEU AMOR um pouco parecida com a da RAQUEL MELLO!!!

    ResponderExcluir
  15. Meu o cd ta top na quali e na uncao, ta ate tocando no comercial da vida fm aqui em sampa, mas p mim "humano" é a musica, mt linda, eu corro p meu quarto e choro adorando c ela pq chegou em um momento em q parece q sou eu falando p Deus o q eu n conseguia expressar, preparando ela p louvar no culto, mt forte... #parece q n vou acertar, parece q n vou conseguir, sou humano e n quro mais errar... Deus abençoe Lilian... By: Ministro ÁlifeQuinto

    ResponderExcluir
  16. A primeira vez ki ouvi, achei o cd um pouco cansativo por causa das 15 músicas. Mas depois ki ouvi pela 2 vez, e prestei bem atenção no conteúdo das letras me espantei, tomei um susto..... ki cd lindooooooooooo!!!!!!!!! Gostoso de ouvir, a voz da Lilian é boa, gostosa de ouvir, agradável, suave e forte ao mesmo tempo. É Deus com ela mesmo! Tbm gostei de saber, me perdoem, ki ñ tem nenhuma música de Anderson Freire. Coisa ki acontece em quase todos os cds da MK. Lilian, vc já me conkistou e Deus é fiel na tua vida. Amém!

    ResponderExcluir
  17. Achei a análise um pouco tendenciosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mínino o site recebeu $$$ para tecer tamanhos elogios!

      Excluir
  18. Minha Opinião; Eu não gostei, umas musicas muito "paradas", arranjos fracos.

    ResponderExcluir
  19. produção impecável do Rogerio vieira , porem que me desculpe a sinceridade, mas acho que essa matéria foi puro Jabá, pois a mina não canta nada, afff, que voz é essa... So foi contratada pela MK por ser esposa de quem é...
    A MK devia contratar a Janeh Magalhães, Jozy, Joelma Bonfim, Cleydejane etc.. essas sim tem talento pra musica. #prontofalei

    ResponderExcluir
  20. A voz parece com a de Mariana Valadão!

    ResponderExcluir
  21. A voz é um tanto confusa, mas lembra a Jozyanne!
    Gostei da maioria das composições, mas nem tanto da interpretação.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Não nos responsabilizamos pelos comentários postados AQUI, nenhum deles expressam a nossa opinião, e sim a dos nossos leitores!