quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Raquel Mello: Análise do CD "Passos de Fé"

Por ser um CD bem eclético resolvi fazer uma análise!!!
Raquel Mello é uma cantora que consolidou-se a carreira sólida na Central Gospel Music, apesar de ter prestados serviços para a MK music anteriormente.
Uma cantora com voz marcante e firme, que tem mostrado sua originalidade através de suas canções. Na atual a gravadora Raquel reúne 3 discos , sendo eles "Visão de Vencedor", "Sinais de Deus" (Disco de Ouro) e "Passos de Fé" o mais recente.
O CD é produzido pelo veterano Wagner Carvalho e traz um time de compositores renomados , e duas grandes regravações Clássicas.
Vamos ao Jabá!

ETERNA GRAÇA (AMAZING GRACE):
Começa com um som bem de "suspense" , e a cantora fazendo um arranjo vocal assustador... quase que fazendo o ouvinte de primeira viajem desistir de escutar o CD. Mas quando de fato a cantora mostra sua voz firme, todos começa a mudar de ideia.
Eterna Graça é uma canção clássica da música gospel, que ganhou destaque primeiramente nos "Estados Unidos" e "Inglaterra". Foi uma ótima escolha de abertura, pois deu um toque internacional no disco, sem contar na desenvoltura da cantora que foi impecável.

PASSOS DE FÉ:
Canção composta pelos amigos Anderson Freire é Dedé de Jesus (meu amigo) , como podem perceber é a faixa título do CD. Com arranjos simples, a canção traz uma levada Melodie e homogeneamente Pentecostal. O que me chama a atenção é um ponto importante na canção, pois ela é "cristocêntrica" , mantém Jesus como o protagonista da canção. Os arranjos vocais foram impressionantes, fazendo o ouvinte a ter condição de ouvir. Uma canção que não cansa o cidadão. Merece Replays!

VIVEREI PROEZAS:
Quando pensamos que a Raquel do "Visão de Vencedor" vem por ai, nos enganamos ... A canção é mais uma assinada por Anderson Freire, e traz consigo uma levada bem Pop-rock and Worship . Essa canção é semelhante á algumas do CD "Glorifica" da cantora Liz Lanne, e sinalizo como uma boa dica para aquele retiro de Jovens e Adolescentes.

DEUS DOS POVOS:
Agora vem mais uma música com uma levada Pop-Sertanejo , o inicio tem um estilo bem jovial ... trazendo assim uma grande novidade para a carreira da cantora. Até aqui o CD não tem deixado nada a desejar, de longe digo que essa canção é a preferida dos GG's . Arranjos bem complexos, e toques essenciais para apimentar um CD.

NADA ME AFASTARÁ DE DEUS:
Agora vejo a Raquel de sempre, e ao mesmo tempo "evoluída",
O apóstolo Paulo frisou a mensagem dessa canção, que verdadeiramente "Nada pode nos separar do amor que está em Cristo Jesus" . A música é bem expressiva e reflexiva, de longe uma das melhores do CD. E traz consigo viradas de tom belíssimas. Merece muitos Replays!

CUIDA DE MIM:
Essa é "A MÚSICA" , e acho que não encontrarei palavras para dimensionar essa canção . Se analisarmos a letra podemos visualizar a simplicidade , mas quando ouvimos a mensagem e os arranjos realmente percebemos o amor de Deus por nossas vidas. A canção é uma declaração nítida ao Senhor, isso do início ao fim. Essa para mim é "O DESTAQUE" do CD, e o que mais me admira é a composição do cantor Pierre Onássis. Senti que a Raquel cantou essa canção com o coração cheio da presença de Deus!!!
(Merece mil, dois mil , três mil replays!!!)

GERADO POR DEUS:
Digo categoricamente que essa canção complementou ainda mais a anterior, tem arranjos maravilhosos , uma interpretação idem. O refrão bem forte e interessante, realmente a morte é uma vírgula que Deus escreveu . Canção que nos aproxima mais do Senhor. Merece replays!

UNÇÃO:
Essa foi a primeira canção que escutei do álbum corrente, traz uma riqueza de arranjos fora do normal . A canção ainda tem um espaço muito grande para o sucesso, pois a mesma tem como objetivo de ser carro chefe do disco. O timbre vocal de Raquel é o seu cartão postal, é o que mais nos chama a atenção, e realmente essa canção foi feita especialmente para a voz dela. Merece muitos replays!

VOU ME LEVANTAR:
Uma levada bem adoração, gostei dos arranjos e da desenvoltura de Raquel . Faz alusão a não ficarmos prostrados , temos que levantar como um exército de vencedores.

QUE VENHA O TEU REINO:
Tem um estilo "a canção de Soraya Moraes" , bem ritmada e sincronizada. Gostei dos arranjos da guitarra , algo que chamou muita atenção. Merece replays!

MINHA GRATIDÃO:
Essa canção é uma regravação da faixa título do primeiro CD de Raquel pela MK music, a canção tem uma letra bem reflexiva, e pode ser ainda explorada pelos cultos de Gratidão ao Senhor. Digo que essa versão trouxe uma nova roupagem, mas ainda prefiro ouvir a antiga versão . Lembrando que a composição é da própria Raquel.

UM PEDIDO DE AMOR:
É meio enjoativa, mas depois você se acostuma . E traz a participação do marido da cantora Marco Moreno. Mas tem uma letra encantadora.

AMAZING GRACE:
Versão americanizada da faixa 1.

nota para o CD : 10
esse CD é de longe o destaque de 2011!

12 comentários:

  1. Todos os CDs dela são profundamente ungidos e cautelosamente produzidos sob total direção, unção, obediência e muita perfeição na voz da MELHOR CAANTORA GOSPEL DO BRASIL, Raquel Mello.
    Ela está de parabéns por este CD e pelos anteriores e pelos que estão por vir... Inclusive o tão esperado DvD.

    ResponderExcluir
  2. Falo na Cara Está mais do que de parabéns! Q esse blog continue assim , promete e cumpre !

    ResponderExcluir
  3. De fato é lindo mesmo ,assim que saiu comprei o meu e não me canso de ouvir, foi um dos melhores trabalhos da raquel a musica unção é muito show mesmo, mas é assim mesmo os vocais da raquel são tremendos quando ouvi a 1° vez nem achei que era ela ,grave perfeito ouço direto, falo na cara gospel parabéns pela analise. Eu visito o blog diariamente

    ResponderExcluir
  4. ESSE CD DA RAQUEL MELLO É PERFEITO,A NOTA É 100000000000000000000,TRABALHO QUE VEMOS A PRESENÇA DE DEUS GRANDEMENTE,CANÇÕES QUE SÃO FEITAS COM A PRESENÇA DE DEUS, ÓTIMO ESSE CD.

    ResponderExcluir
  5. RAQUEL MELLO É SIMPLESMENTE A MELHOR VOZ QUE A MK JA TEVE DEPOIS DE NADIA SANTOLI,MAS TENHO QUE ADIMITIR QUE SÓ NA CENTRAL GOSPEL ELA TEVE O DISTAQUE MERECIDO,E SÓ FIO ELA SAIR DO KADES SINGERS PRA ELE AFUNDAR.ELA É EXPRESSIVA TEM UM TOMBRE POTENTE!!TEM PERSONALIDADE!!!TENHO TODOS OS CDS DELA.SÓ O MINHA GRATIDÃO QUE EU EMPRESTEI A NÃO SEI QUEM E NUNCA MAS ME ENTREGARAM,MAS MESMO ASSIM BAIXEI E ESCUTO COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ.PRA MIM É O MELHOR DELA!!

    ResponderExcluir
  6. Falo na cara gospel, faça uma postagem sobre a entrega de disco de ouro da jozyanne ...

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da análise equipe do "falo na cara Gospel" realmente esse CD está lindíssimo... E louvo a Deus de ter participado com uma composição minha n'ele " UNÇÂO "...
    Deus abençoe a todos.


    Carlos Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra tê-lo em meu blog , realmente você é um ótimo compositor !!!
      A música "Unção" é dignamente linda , me passe nomes de outras composições suas ...
      Quero um dia gravar meu CD com a sua inspiração !!!

      Excluir
    2. Gosto do CD, mas prefiro a Raquel de antes. Neste álbum, só mesmo em "Eterna Graça" que ela mostra sua verdadeira identidade. Raquel é cantora de jazz, soul music, tem uma pegada blues muito forte e isso tem aparecido pouco em seus recentes trabalhos. A Raquel Mello de "Doce Paz" do CD "Minha Gratidão", de "Tua Face" e "Infinitamente Mais" do CD "Não Há Limites" é que a Raquel mais incrível, mais legítima. Seus antigos trabalhos investiam numa banda reforçada nos metais, com pegadas bem mais intimistas, onde os arranjos davam espaço para interpretações ricas, recheadas de arranjos e malabarismos vocais, resultando num estilo altamente sofisticado, da pura black music, do R&B. Não é à toa que foi comparada a grandes divas internacionais como Whitney Houston, Aretha Franklin, entre outras. O problema é que esse estilo não é muito comercial, por isso a adaptação a esse perfil mais pentecostal. Mas Raquel Mello é uma exímia cantora, de muita personalidade musical, ousadia e muita criatividade. Tem uma extensão vocal inacreditável, que lhe permite alcançar notas graves e agudas com a mesma propriedade. Além de uma capacidade absurda de improvisar, mudar melodias, estender notas, encurtar outras, mexer na melodia e alterá-la completamente a seu bel prazer e vontade. Brinca de cantar. A melhor do meio gospel, sem dúvida. Tão pouco valorizada. Que pena.

      Excluir
  8. Raquel sempre merecendo 10!!!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Não nos responsabilizamos pelos comentários postados AQUI, nenhum deles expressam a nossa opinião, e sim a dos nossos leitores!