terça-feira, 9 de setembro de 2014

Jozyanne: Análise do CD "Esperança"

Conforme vocês me pediram, com exclusividade iremos analisar o 8º CD solo da cantora Jozyanne, sendo também o 2º lançamento pela central gospel music "ESPERANÇA". Como nos discos anteriores, Jozyanne firmou mais uma vez a sua parceria com Josué Lopez na produção do disco, que proporcionou grandes conquistas para a ex-MK.

O álbum foi gravado "ao vivo" na ADVEC Vilar dos Teles no Rio de Janeiro, acompanhada de um grande público com os louvores na ponta da língua. Um dos pontos mais marcantes no disco foram as ministrações de Jozyanne, voltadas ao encorajamento e gratidão após passar por um problema de saúde grave.

Agora nos resta analisar as músicas que endossaram o CD...

Sobreviver:
Para a abertura do disco temos "Sobreviver" como evidência. A autenticidade da produção vocal não me surpreendeu, pois esta já é uma das qualidades que já estamos acostumados de ver nos CD's da Jozyanne. A mensagem desta faixa é voltada para motivar o ouvinte a continuar lutando o bom combate. O pentecostal pop impera em cada nota, não deixando a desejar em seus objetivos.

Se eu Não conseguir Falar:
O feeling melódico da 2ª faixa e primeiro single é bem interessante, comovente e sensacionalista (do bem).  A composição "Se eu não Conseguir Falar" foi escrita pela dupla Gislaine e Mylena, trazendo consigo um enredo voltado ao sofrimento de um adorador para regar o seu crescimento. Entendemos que Jozyanne quis passar algo autobiográfico para o ouvinte, senti a presença de Deus nas ministrações. Só acho que deveriam reduzir um pouco o tempo do single, existem pessoas que precisam escutar a mensagem, porém não tem paciência de chegar até a ministração, que pra mim foi o ápice da música.


Até te Encontrar:
A composição "Até te Encontrar" de Tony Ricardo traz o mesmo tema do grande sucesso "Abra os meus Olhos" de Anderson Freire, porém de uma forma diferente. Analisando todos os pontos, cheguei a conclusão de que o back vocal roubou a cena, trazendo uma grande dinâmica e profissionalismo. Dá vontade de ficar ensaiando o tempo inteiro.

Ministração:
Uma breve continuação da faixa anterior, invocando a compaixão do Senhor... 

Entrega:
É uma faixa bem congregacional, decente para um disco "ao vivo", referenciando nuances bem inferiores ao que estamos acostumados. A mensagem é voltada ao engradecimento de Cristo, entregando  a Ele toda honra e glória. O chavão "Santo, Santo, Santo" não poderia faltar.

Trilha de Saul:
Instrumental clássico. Uma espécie de prelúdio...

Ao Som do Teu Louvor:
Estamos diante de uma da faixas mais criticadas do disco, com opiniões favoráveis a produção. Escutando com mais precisão, percebi que "Ao Som do Teu Louvor" nos lembra um pouco com a sonoridade de "Santo". O refrão: "Ao som do teu louvor, as prisões e as correntes Que te prendem cairão por terra!Ao som do teu louvor, enfermidades Potestades do inferno cairão por terra! Ao som do teu louvor, não há muralhas Que fiquem na sua frente cairão por terra!" é grudento. Pelo que ouço, parece que vai emplacar.

Rendição:
A temática é voltada para o engrandecimento de Deus, a palavra "adorar" é um dos pontos mais explorados na faixa. Os rifes de guitarra no primeiro intervalo é bem interessante, porém a música soa um pouco inferior, comparando com as anteriores, esta é a mais fraquinha. 

Doce Presença:
A discrição do back vocal em "Doce presença" foi crucial para a excelência da faixa, o refrão é o referencial que consegue envolver o ouvinte. Para mim esta é uma canção bem espiritual e reflexiva. Jozyanne mostrou intimidade.

Ao Deus da Minha Vida:
Remete ao tema adoração, centralizando o supremacia de Deus. É uma faixa voltada para o lado pop-pentecostal marcado por uma letra bem madura. 

Eu Preciso te Adorar:
Calma, não é o da Léa Mendonça! 
A faixa "Eu preciso te Adorar" remete o mesmo tema das anteriores, marcado pela potência vocal de Jozyanne acompanhado de muita autoridade. Não há nenhuma base bíblica direta, levando-nos a crer que a música é baseada em chavões já explorados como: "Vou te adorar", "Vou te tocar", "Quero te atrair" dentre outras.

Teus Olhos Revelam:
A genuína regravação "Teu olhos Revelam" caiu como luva para Jozyanne, o foco congregacional desta faixa é agradável aos ouvidos, e uma das prediletas do meu pastor.

Esperança:
A faixa título do CD começa com um tom bem grave, silencioso e direto. A letra não traz tantas novidades, só aqueles chavões "de não desistir", confiar e esperar!

Conclusão:
Jozyanne trouxe um disco que diferenciou os seus dois últimos lançamentos, trazendo uma base Cristocêntrica e congregacional, sem deixar o seu pentecostal de lado. É inapropriado a comparação com os antigos trabalhos, acredito que Jozyanne está vivenciando o momento de engrandecer e agradecer a Deus. Aos que esperavam aos "banquetes" e as "vinganças", sugiro ficar esperando isto no próximo lançamento.
As canções foram bem escolhidas, imaginem se remasterizassem ou dessem uma nova roupagem a "Chame por Ele" e incluísse no disco? Iria ficar "daHora" como diz a minha tia Elienai Rodrigues lá de SP.


Eliabe Rodrigues - Blogueiro



19 comentários:

  1. Admiro o trabalho da Jozy.
    Tenho todos os trabalhos anteriores,,
    Ouvi as duas faixas ' Se eu naonconawguir falar' e ' Ao som do teu louvor' são lindas,
    Impactantes!
    #Forte#TaLindoJozy
    Deus abençoe ela.

    ResponderExcluir
  2. Faltou a nota e as canções indicadas no final que eu sempre busco escutar primeiro :]
    #FNCG KD A NOTA ???
    (Se bem que pelo oque eu ouvi deve ser 10 !!!)

    Luiz Felipe

    ResponderExcluir
  3. reCEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEba.

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe onde posso baixar o cd "vou tocar o céu" da Mara Lima com a voz bonita? Eu comprei a primeira versão do cd em que ela esta com a voz rouca... mas queria baixar a segunda versão, igual do clipe, mas não encontrei na internet... parece que os novos cds estão com a nova versão....

    Por favor, se souberem me avisem....

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque, mas eu não consegui 'desgostar' de nenhuma faixa! O CD ta muito lindo, desde as pentecostais até umas mais ''congregacionais''... A Jozyanne é uma das únicas cantoras que sinto sinceridade nas palavras, não importa se usa de ''chavões'' como descrito pelo autor da análise! É o estilo clássico dela que não se demonstra desgastado, pelo contrário! Após uma doença tão séria como o Lupus, ela mostra a garra que tem e lança um CD que não caiu o nível de nenhuma forma! Eu daria nota 10 fácil, vale apena ouvir cada faixa! :]

    ResponderExcluir
  6. Sei que ele não é ''famoso'', mas podia rolar uma análise do CD Soberano do ex Jovens Talentos Kids Leandro Vinicius! Na minha opinião ele ''sambou'' no ''Geração de Jesus'' do Justin A. Gospel kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou José Arruda falou tudo. O cd do Leandro ficou incrível.

      Excluir
  7. De longe o cd mais fraco da Josyanne. As musicas sao medianas. Juro que esperava mais!

    ResponderExcluir
  8. UMA BOSTA SUA ANALISE...VOCÊ É O QUE DA VIDA ? VOCÊ TEM FORMAÇÃO MUSICAL OU LITERÁRIA ?

    ResponderExcluir
  9. AO SOM DO TEU LOUVOR É A MELHOR MUSICA DO DISCO...ACHEI QUE ESSE BLOG ERA UM BLOG SÉRIO E CONFIAVÉL...

    ResponderExcluir
  10. Ate hj os Brumzetes esperam a nalise do Dvd liberta-me....!!!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Jozyanne é sem dúvidas autêntica e podemos perceber isso em cada nota do CD, que de longe é o MELHOR da cantora. Como trata-se de uma análise, compreendo que vc buscou fazer críticas negativas para algumas músicas, mas DISCORDO TOTALMENTE quando você trata o termo "SANTO" como chavão, visto que adorar ao Senhor JAMAIS será clichê ou você esqueceu que no céu esta será nossa forma de louvor??? Além do mais, o tema do CD da cantora é voltado para adoração, neste caso o então "clichê" e eterno cântico celeste não poderia faltar, não acha? Fica na Paz querido.

    ResponderExcluir
  13. Bom de mais, Josyanne está de parabéns

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da sua análise, concordo com tudo. Jozy sempre lança trabalhos bons! Parabéns!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Não nos responsabilizamos pelos comentários postados AQUI, nenhum deles expressam a nossa opinião, e sim a dos nossos leitores!